Estamos descobrindo que um ORÇAMENTO estabelecido e seguido é uma EXCELENTE ferramenta para nos disciplinar no dia-a-dia… Já havíamos experimentado um pouco disto antes da viagem, e com um valor financeiro limitado POR DIA para nossa viagem, isto ficou ainda mais intenso.
Vamos aos 3 aspectos que acredito que um orçamento tem influência direta:
ECONOMIA:
Mais de um ano antes de viajarmos, entendemos que precisaríamos apertar um pouco os gastos para conseguirmos juntar o necessário. Para isto, sentamos e além de compararmos as entradas e saídas (que é básico), fizemos um acordo de orçamento para alimentação… e no final assinamos em baixo… o acordo dizia algo como:
R$ xx,xx para supermercado por semana
1 vez por semana vamos comer lanche fora (sem contar almoços do trabalho)
1 vez por mês vamos comer um pouco melhor em restaurante (sem contar almoços do trabalho)
Confesso que achei quase uma bobagem isto… “não vai fazer muita diferença” pensei eu… e não é que fez!! O simples fato de ter que pensar “já fizemos nosso lanche fora esta semana?” nos fazia avaliar se realmente queríamos, e se já tivéssemos feito, a solução era ir pra casa!! Claro que éramos flexíveis para situações com amigos ou familiares… mas isto realmente ajudou bastante a apertarmos o CINTO!
Na viagem temos um orçamento diário… depois de 1 mês na estrada já tenho certeza que esta será uma ferramenta para ficarmos dentro do que imaginamos gastar com a viagem… claro que teremos alguns países mais difíceis e outros mais fáceis, mas a decisão quanto ao que comer, fazer, onde dormir e como se transportar baseado em um orçamento ajuda MUITO!
CRIATIVO:
Este principalmente na alimentação. Tivemos uma experiência em PUERTO MONTT – CHILE que compramos um frango assado no supermercado, comemos no Hostel como janta, o desfiamos e fizemos sanduíches para o almoço do outro dia, e ainda sobrou carne para uma próxima refeição. Apesar da questão refrigeração atrapalhar um pouco, cada vez que vamos comprar algo para alimentação acabamos pensando em como este alimento pode render mais e ser bem utilizado.
ESBELTO:
Nãotem nada a ver com PASSAR FOME!!! Um orçamento dificelmente te permitirá comer um “prato de caminhoneiro”! Após pedirmos quase sempre um prato para nós dois, é sempre muito importante avaliar com sinceridade, “ainda estou com fome, ou é gula?”. Dois meses antes da nossa viagem eu dei uma relaxada no peso, parei de praticar esportes e estava comendo bastante… ganhei alguns quilos extras rapidamente… em 30 dias já os perdi!!! Neste aspecto, o cuidado com a saúde é muito importante, temos tomado vitaminas em pílulas e buscado fazer alimentações saudáveis.
OBS.: Esta lição nao serve para LIMA no PERU… pois ficamos na casa dos amigos DENIS e PATI que nos deixaram muito mal acostumados… passamos momentos MUITO BONS… a começar por um QUARTO decorado com a logo da RAROWAY e con una MUITO BOAesquisita parilla! GRACIAS AMIGOS!
Cunhado, gostei das dicas!!! economizar e emagrecer é o que estou precisando rsrsr
Amigos.
Vou ter q imaginar uma viagem, nem q seja apenas na imaginação mesmo. E utilizar o exemplo de vcs… hehehe… nada mal o esbelto né.
Deus os abençoe.
Abraços
hahaha é isso aí, tesoureiro! Parabéns pela disciplina! Sem orçamento a coisa vira uma bagunça mesmo… tbm estou precisando ficar mais esbelto hahahahaa. saudades de vcs! Fiquem com Deus!
Olá..foi muuuito bom estar com vcs aqui!!!Já sentimos falta da companhia!!
Continuem contando com nossas orações!! E aproveitem cada momento!!
Já estamos curiosos p saber como foi a viagem!!
Dios los bendiga!!
besos
Denis y Pati
Um ingrediente importante, que vocês demonstraram, é o equilíbrio, e neste equilíbrio os amigos fazem parte… aahaha, e como dizem, as regras as vezes devem ser quebradas… um grande abraço.